quinta-feira, 25 de março de 2010

Roberta Sá - Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria (2007)


Roberta Sá nasceu em Natal, em 19 de dezembro de 1980. Aos 9 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, em virtude do segundo casamento de sua mãe. Com 18 anos fez intercâmbio em Missouri (EUA), onde estudou canto num coral durante um ano.
De volta ao Rio, fazia aulas de canto enquanto cursava jornalismo e trabalhava como balconista. Em 2001 fez show de abertura para apresentação das bandas
Liquidificalouca e Paula Leal e Os Infiéis, no planetário da Gávea. Em 2002, durante as férias da universidade, sua professora de canto, Vera de Canto e Melo, recomendou a ela que fizesse testes musicais e Roberta acabou entrando no programa de televisão "Fama".
O programa, que se pretendia uma academia de artistas, tradicionalmente moldava seus cantores num estilo americanizado, o que não agradava a jovem, que foi eliminada na quarta semana. O grande legado do programa, segundo a própria cantora, foi a oportunidade de conhecer Felipe Abreu (irmão da cantora Fernanda Abreu), que se tornou seu preparador vocal e a incentivou a preparar um show, que foi realizado no Mistura Fina, Rio, alguns meses depois, e logo após lhe recomendou a gravar uma demo.
Roberta gravou uma demo (contendo cinco canções), que chegou às mãos do autor de novelas Gilberto Braga em 2003, que gostou da voz da cantora e pediu que ela gravasse “A Vizinha do Lado”, de Dorival Caymmi, para a trilha da novela Celebridade, que escrevia no momento.
Roberta conheceu Rodrigo Campello, que se torna seu produtor. Eles gravam, sob encomenda de uma empresa, um álbum promocional intitulado "Sambas e Bossas". Entre as gravações alguns clássicos como "A Flor e o Espinho", "Essa Moça tá Diferente" e "Chega de Saudade".
Em 2005 Roberta Sá lança seu primeiro álbum, chamado "Braseiro", que incluiu três músicas da demo. No álbum havia canções de compositores consagrados como Janet de Almeida, Chico Buarque e Paulinho da Viola, além de novos compositores talentosos. O trabalho contou ainda com as participações especiais de Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luis e a Parede.
Em agosto de 2007 foi lançado seu segundo álbum, intitulado "Que Belo Estranho Dia Pra se Ter Alegria". No mesmo ano, ganhou dois prêmios da APCA (Associação Paulista de Criticos de Arte): melhor cantora e melhor álbum. Confira! Ótimos álbuns de uma excelente cantora.

01.: O pedido
02.: Alô fevereiro
03.: Interessa?
04.: Mais alguém
05.: Janeiros
06.: Fogo e gasolina - participação de Lenine
07.: Belo estranho dia de amanhã
08.: Cansei de esperar você
09.: Laranjeira
10.: Samba de amor e ódio
11.: Novo amor
12.: Samba de um minuto
13.: Girando na renda - participação de Pedro Luis e A Parede


*OUÇA: Fogo e Gasolina


MULTIDOWNLOAD

Roberta Sá - Pra Se Ter Alegria - ao vivo no Rio (2009) Áudio do DVD


O DVD Pra Se Ter Alegria registra um show realizado ano passado no palco do Vivo Rio, no Rio de Janeiro.
O show contou com canções dos dois álbuns da cantora, "Braseiro" (2004) e "Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria" (2007), e uma música inédita, "Agora Sim", parceria de Roberta com Pedro Luis e Carlos Rennó. No palco a cantora também contou com a participação de Pedro Luis e de Marcelo D2, entre outros.
O DVD traz nos extras dois duetos de Roberta. No primeiro ela canta "Peito Vazio" ao lado de Ney Matogrosso e no segundo divide os vocais com Chico Buarque em "Mambembe". Vale a pena conferir!

01.: O pedido
02.: Alô Fevereiro
03.: Eu sambo mesmo
04.: Interessa?
05.: A vizinha do lado
06.: Cicatrizes
07.: Casa pré-fabricada
08.: Janeiros
09.: Mais alguém
10.: Belo estranho dia de amanhã
11.: Samba de um minuto
12.: Agora sim
13.: Samba de amor e odio
14.: Pelas tabelas
15.: Fogo e gasolina
16.: Ah, se eu vou
17.: Girando na renda (com Pedro Luis)
18.: Laranjeira
19.: Novo amor (com Hamilton de Holanda)
20.: No braseiro
21.: Samba do balanço (com Marcelo D2)
22.: Laranjeira
23.: Mambembe (com Chico Buarque e Marcello Gonçalves)
24.: Peito vazio (com Ney Matogrosso e Trio Madeira Brasil)
25.: Modinha (com Yamandu Costa)
26.: Eu ja não sei (com António Zambujo e Yamandu Costa)


*OUÇA: Cicatrizes


MULTIDOWNLOAD 1ª PARTE

MULTIDOWNLOAD 2ª PARTE