segunda-feira, 29 de março de 2010

Ney Matogrosso - Um Brasileiro (1996)


Ney de Sousa Pereira (Bela Vista-MS, 1º de agosto de 1941), mais conhecido como Ney Matogrosso, é um cantor e ator brasileiro, ex-integrante do Secos & Molhados.
Ney Matogrosso já cantava em corais em Brasília, onde era funcionário público, em 64. Chamado por amigos para fazer algumas apresentações, por sua voz diferente, nunca havia pensado em se profissionalizar.
Mudou-se para o Rio, onde foi viver de artesanato. Tornou-se amigo de Luli, que convencida do talento de Ney apresentou-o a João Ricardo, que estava formando um grupo e precisava de uma voz aguda masculina. Nascia o Secos & Molhados, que chegou arrepiando todas as convenções da MPB. Pintados, estouraram a vendagem do primeiro disco com "O Vira", de Luli e João Ricardo. As pessoas estranhavam aquilo tudo, mas se rendiam ao canto agudo e atraente de Ney Matogrosso.
Após uma briga com João Ricardo, Ney se separa do grupo e faz seu primeiro disco solo, técnico e nervoso, que teve vendagem inexpressiva. Grava então "Bandido" - onde finalmente é reconhecida sua carreira solo. O público de Ney dobrou de tamanho, e não era só a garotada que assistia seus shows. Todas as faixas etárias reunidas o aplaudiam em pé - e a partir desse disco, Ney foi consagrado como o maior showman brasileiro.
Hoje, mais de 30 anos depois, Ney quase não se apresenta mais coberto de pinturas e fantasias - não se preocupa mais em esconder a face - doce, sério e suave, é hoje um grande "Pescador de Pérolas" da música brasileira.
Em "Um Brasileiro - Ney Matogrosso interpreta Chico Buarque", temos a genialidade do compositor com a magistral interpretação de Ney. Um álbum excelente!

01.: Construção
02.: Moto-Contínuo
03.: Cala a Boca, Bárbara
04.: Mil Perdões
05.: Valsinha
06.: Minha História (Gesubambino)
07.: Soneto
08.: Roda Viva
09.: Corrente
10.: Bom Conselho
11.: Partido Alto
12.: Homenagem ao Malandro
13.: Até o Fim
14.: Almanaque
15.: Acalanto Para Helena (incidental)
16.: A Banda
17.: Não Existe Pecado ao Sul do Equador


*OUÇA: Mil Perdões


MULTIDOWNLOAD